terça-feira, 3 de junho de 2014

5.7 Verb - Modale Verb

Os verbos modais tem uma conjugação especial:

Infinitivo
Presente
Pretérito
Presente perfeito
å skulle
å ville
å kunne
å måtte
å burde
skal
vil
kan

bør
skulle
ville
kunne
måtte
burde
har skullet
har villet
har kunnet
har måttet

Verbos modais como verbos principais


Como verbos principais usamos skal, vil, må e bør expressando uma tragetória ou movimento. Skal expressa plano, vil expressa desejo, expressa necessidade e bør expressa sugestão.

Hvor skal dere i ferien? Vi skal til Portugal. (Plano)
Hva vil du? Jeg vil inn litt. (Desejo)
jeg hjem. (Necessidade)
Hunden bør ut en tur. (Sugestão)

Kan é usado junto a substantivos, geralmente nomes de línguas. Kan expressa capacidade ou limitação:

Hun kan spansk.
De kunne ikke leksene.

Verbos modais como verbos auxiliares

Verbos modais são mais usados como verbos auxiliares acompanhando um verbo principal. O significado depende da intonação e de outras palavras na frase, mas os significados mais comuns são:

Jeg skal flytte. (Plano)
Jeg vil flytte. (Desejo)
De vil klare seg fint. (Estimativa)
Jeg kan flytte. (Possibilidade)
Du kan prøve. (Permissão)
Han kan lese. (Capacidade – algo que a pessoa aprendeu)
Jeg flytte. (Necessidade)
Jeg bør flytte. (Sugestão – o melhor a se fazer)

Usamos verbos modais em frases interrogativas ao pedir algo a alguém, oferecer ou sugerir algo:

Kan du hjelpe meg litt?
Vil du komme hit?
Skal vi tá en tur på kino?

Verbos modais no pretérito + outro verbo no infinitivo formam frases no passado:

Jeg kunne ikke komme i går.
Hun ville ikke høre på meg.
De måtte gå.

Verbos modais no pretérito podem também ser usados sem fazer referência ao passado:

Det kunne være sant.
Du skulle/burde ikke dra dit!
Du burde/skulle ta den jobben.

Nesse caso skulle e burde terão o mesmo significado.

Exercícios:


  1. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva1/Verb/test.php?exid=3_4&type=1&level=1
  2. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva2/Verb/test.php?exid=3_8&type=1&level=2




Nenhum comentário:

Postar um comentário