quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

4.7 Determinativer - Andre ord for mengder II

Noe og noen i spørsmål og negative setninger 

 Na tabela da postagem anterior vemos que noen acompanha substantivos contáveis, e noe acompanha substantivos incontáveis. Mas em perguntas ou frases negativas com ikke, usamos estas palavras de outra maneira.

 Usamos noen em frente de substantivos no singular, ao invés dos artigos indefinidos en e ei:
Jeg trenger en kopp.
Ser du noen ren kopp?
Jeg ser ikke noen ren kopp.

Noe pode também ser usado em frente de substantivos no singular, em perguntas e frases negativas, mas substituindo et:
Jeg må ha et glass.
Ser du noe rent glass?
Jeg ser ikke noe rent glass.


Begge


 Begge ou ambos significa que temos duas coisas do mesmo tipo. Usamos begge em frente ao substantivo quando falamos sobre duas coisas ou pessoas determinadas. Geralmente o substantivo acompanhado por begge é escrito na forma definida:
Begge barna er på skolen.
Begge genserne er fine.
Begge kakene smaker nydelig.

 Begge pode também ser escrito sozinho em uma frase, ou seja, sem substantivo.
Hvilken genser vil du ha? Jeg liker begge.
Hvilken av kakene liker du best? Begge smaker nydelig.

 Ocasionalmente, adicionamos uma outra palavra quando o begge é escrito sozinho numa frase.
 Quando falamos sobre pessoas ou coisas determinadas, dizemos begge to:
Kommer Kim eller Leo? De kommer begge to.
Hvilken genser vil du ha? Jeg tar begge to.
Hvilken av kakene liker du best? Jeg liker begge to like godt.

 Quando há generalização, ou nos referimos a algo incontável, usamos begge deler:
Vil du ha melk eller juice til frokost? Jeg vil ha begge deler.
Snakker dere norsk eller arabisk hjemme? Begge deler.

Vil du ha melk eller sukker i teen?
Begge deler, takk!

Exercício:

  1. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva1/Tall_og_Mengder/test.php?exid=5_9&type=1&level=1
  2. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva3/Tall_og_Mengder/test.php?exid=5_6&type=1&level=3
  3. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva2/Tall_og_Mengder/test.php?exid=5_8&type=1&level=2
  4. http://www3.hf.uio.no/iln/studier/evu/norskkurs/igin/niva3/Tall_og_Mengder/test.php?exid=5_3&type=1&level=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário