domingo, 22 de dezembro de 2013

5. Verb

Verbo expressa ações, acontecimentos ou fenômenos da natureza e condições. Os verbos tem muitas formas diferentes:

Infinitiv: (å) vaske, (å) lese
Perfektum partisipp: vasket, lest
Presens partisipp: vaskende, lesende

As duas formas temporais principais do verbo são presente e pretérito, As outras formas temporais são formadas por hjelpeverb e um verbo principal em perfektum partisipp ou infinitiv.
Os verbos auxiliares ou hjelpeverb são geralmente ha e skulle:

Presens
Preteritum
Jeg vasker.
Jeg vasket.
Jeg leser
Jeg leste.
Presens perfektum
Preteritum perfektum
Jeg har vasket.
Jeg hadde vasket.
Jeg har lest.
Jeg hadde lest.
Presens futurum
Preteritum futurum
Jeg skal vaske.
Jeg skulle vaske.
Jeg skal lese.
Jeg skulle lese

Hun sover hele natten.



Det regner i dag.


De er smilende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário