terça-feira, 17 de setembro de 2013

1.3 Substantiv - Bruk av ubestemt og bestemt form

Os substantivos podem ser usados em ubestemt (indefinido) ou bestemt (definido) form. A forma mais apropriada é determinada por alguns fatores, tais como :

  • Informação nova ou conhecida
Definimos o uso de bestemt ou ubestemt form caso o ouvinte saiba ou não do que estamos falando, ou entenda ao que estamos nos referindo. Usamos bestemt form em algo que já foi citado antes ou que já sabemos o significado:
 Hvordan smaker kaka (den vi har severt)? 
Jeg er ferdig med oppgaven (den vi skulle gjøre). 
Jeg har vondt i hodet (selvfølgelig mitt hode).  
Han brakk beinet (sitt eget bein). 
Se compararmos as frases abaixo, podemos perceber que as frases à direita são usadas quando o ouvinte sabe sobre o que ou quem estamos nos referindo:

Ubestemt form
Bestemt form
I dag traff jeg en amerikaner.
Hoje encontrei um americano.
I dag traff jeg amerikaneren.
Hoje encontrei o americano.
Jeg snakket med en konsulent.
Eu conversei com um consultor.
Jeg  snakket med konsulenten.
En conversei com o consultor.
En lærer forklarte meg det.
Um professor me explicou aquilo.
Læreren forklarte meg det.
O professor me explicou aquilo.
Vi plukket epler.
Nós colhemos maçãs.
Vi plukket eplene.
Nós colhemos as maçãs.

Algumas vezes podemos optar entre apresentar uma informação como nova ou conhecida. Introduzimos uma nova informação com Det er ... ou Jeg har...
Ubestemt form
Bestemt form
Det er godt klima på Madeira.
Klimaet på Madeira er godt.
Det er en fin måne i kveld.
Månen er fin i kveld.
Det går en god film på Saga.
Filmen som går på Saga, er god.
De har dårlig økonomi.
Økonomien er dårlig
Hun har god lønn.
Lønna er god.

Ubestemt form generalizam, enquanto bestemt form especificam.
Ubestemt form
Bestemt form
Liker du fisk?
Liker du fisken?
Frukt er godt.
Frukten er god.
Grønnsaker er bra.
Grønnsakene er bra.
Han elsker bøker.
Han elsker bøkene.
  • Regras
 Algumas vezes são as regras que determinam se devemos usar bestemt ou ubestemt form. Algumas palavras devem ser acompanhadas com ubestemt form e outras com bestemt form.
 Ubestemt form são escritos depois de artigos indefinidos, genitivo, pronomes possessivos. Também palavras como hvilken, hver, noen, flere e mange.
 Bestemt form são escritos antes de pronomes possessivos e depois de locuções prepositivas.
Ubestemt form
Bestemt form
En bil
En av bilene
Min bil
Bilen min
Pers bil
Bilen til Pers
Hvilken bil
Hvilken av bilene
Noen biler
Noen av bilene
Mange biler
Mange av bilene

Geralmente substantivos em bestemt form são escritos depois de um adjetivo em bestemt form e depois de pronomes demonstrativos: den fine bilen, denne bilen, disse bilene.

Observe o uso de bestemt e ubestemt form em expressões que indicam medida:
Ubestemt form
Bestemt form
100 kroner per kilo
100 kroner kiloen
100 kroner per time
100 kroner timen/ i timen
8 timer per dag
8 timer dagen/ om dagen
500 kroner per uke
500 kroner uka/ i uka
40 timer per uke
40 timer i uka

Exercício: 


  1. http://norskgrammatikk.cappelendamm.no/c433419/flashoppgavesamling/vis.html?tid=478770&strukt_tid=433419
  2. http://norskgrammatikk.cappelendamm.no/c433419/flashoppgavesamling/vis.html?tid=478776&strukt_tid=433419



Nenhum comentário:

Postar um comentário